Petrobras descobre mais indícios de petróleo na bacia de Santos
A Petrobras divulgou nesta quarta-feira comunicado na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), citando a existência de mais petróleo nos reservatórios da camada de pré-sal (que se encontram abaixo de uma extensa área de sal), na bacia de Santos.
Presidente da Petrobras espera 100 mil barris diários de Tupi
Brasil pode ter o 3º maior campo de petróleo do planeta
O comunicado, chamado de "fato relevante", foi divulgado numa área de informação aos investidores no site da Bovespa.
Segundo a assessoria de imprensa da estatal, as informações ainda são muito primárias e dependem de análises técnicas mais demoradas para relatar a qualidade e quantidade do óleo existente no local.
Contudo, avaliações preliminares indicam que a densidade do óleo está entre 25º e 28º API (considerada média), comparável à dos outros reservatórios de petróleo do pré-sal da bacia de Santos.
O poço que confirmou a existência de hidrocarbonetos foi o 1-BRSA-532A-SPS (1-SPS-52A), situado em lâmina d'água de 2.139 metros, a 250 quilômetros da costa do Estado de São Paulo. A perfuração foi concluída no último dia 18, na profundidade de 6.773 metros.
A descoberta foi comprovada pela análise de amostras de óleo por teste de formação nos reservatórios.
O consórcio, formado por Petrobras, Shell e Galp Energia, está preparando um Plano de Avaliação de Descoberta a ser encaminhado à Agência Nacional de Petróleo (ANP), dando continuidade às atividades e investimentos no bloco BM-S-8, onde foi encontrado o óleo.
A Petrobras é operadora do bloco e tem 66% de participação no local, enquanto a Shell tem outros 20% e a portuguesa Galp Energia possui 14%.
Outros poços
Diferentes notícias sobre a ampliação do potencial petrolífero do país têm sido divulgadas nos últimos meses.
Em meados de abril, o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, afirmou que recebera informações não-oficiais de que o bloco BM-S-9, a chamada área do Carioca, teria reservas até cinco vezes maiores do que o estimado para o campo de Tupi.
Isso faria o país ter o terceiro maior campo de petróleo do mundo.
No fim do ano passado, a Petrobras revelou a existência de reservas gigantes no campo de Tupi.
Isso tem causado a valorização da Petrobras, que acabou de passar a Microsoft e se tornou a terceira maior empresa das Américas em valor.